Hoje recebemos em nossa Escola a equipe de "Estratégia da Saúde da Família" do Posto de Saúde Belizário Penna: a Dr Priscila (Dentista) e a auxiliar Claudia.
A Dr Priscila deu uma Palestra sobre: Higiene geral e bucal , alimentação saudável e instruções de higiene oral.
Foram distribuídos Kits para as crianças contendo: creme dental, escova e fio dental.
Logo após, as crianças foram orientadas e supervisionadas quanto à utilização do kit na escovação correta, atitude importante na prevenção da cárie.
E por final houve a aplicação do Flúor.
As crianças ficaram muito animadas e mostraram que aprenderam direitinho o recado!!!
quinta-feira, 29 de março de 2012
terça-feira, 27 de março de 2012
Dalila contra a Dengue!!!
Hoje a Dalila recebeu com grande respeito e admiração 4 membros do Corpo de Bombeiros .
Eles deram uma Palestra para os 4º e 5º Anos sobre um inimigo cruel: O mosquito da Dengue.
Aprenda um pouquinho do que eles falaram ...
Veja os Mosquitos:
A dengue pode ser transmitida por duas espécies de mosquitos (Aëdes aegypti e Aëdes albopictus), que picam durante o dia e a noite, ao contrário do mosquito comum, que pica durante a noite. Os transmissores de dengue, principalmente o Aëdes aegypti, proliferam-se dentro ou nas proximidades de habitações (casas, apartamentos, hotéis), em recipientes onde se acumula água limpa (vasos de plantas, pneus velhos, cisternas etc.).
O Aedes aegypti
O Mosquito Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas.
Costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Há suspeitas de que alguns ataquem também durante a noite.
O indivíduo não percebe a picada, pois no momento não dói e nem coça.
Costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Há suspeitas de que alguns ataquem também durante a noite.
O indivíduo não percebe a picada, pois no momento não dói e nem coça.
Modo de transmissãoA fêmea pica a pessoa infectada, mantém o vírus na saliva e o retransmite.
A transmissão ocorre pelo ciclo homem-Aedes aegypti-homem. Após a ingestão de sangue infectado pelo inseto fêmea, transcorre na fêmea um período de incubação. Após esse período, o mosquito torna-se apto a transmitir o vírus e assim permanece durante toda a vida. Não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem fontes de água ou alimento.
A transmissão ocorre pelo ciclo homem-Aedes aegypti-homem. Após a ingestão de sangue infectado pelo inseto fêmea, transcorre na fêmea um período de incubação. Após esse período, o mosquito torna-se apto a transmitir o vírus e assim permanece durante toda a vida. Não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem fontes de água ou alimento.
O mosquito Aedes aegypti também pode transmitir a febre amarela.
Período de incubação
Varia de 3 a 15 dias, mas tem como média de cinco a seis dias.
Varia de 3 a 15 dias, mas tem como média de cinco a seis dias.
O Ciclo do Mosquito
O ciclo do Aedes aegypti é composto por quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto. As larvas se desenvolvem em água parada, limpa ou suja. Na fase do acasalamento, em que as fêmeas precisam de sangue para garantir o desenvolvimento dos ovos, ocorre a transmissão da doença.
O seu controle é difícil, por ser muito versátil na escolha dos criadouros onde deposita seus ovos, que são extremamente resistentes, podendo sobreviver vários meses até que a chegada de água propicia a incubação. Uma vez imersos, os ovos desenvolvem-se rapidamente em larvas, que dão origem às pupas, das quais surge o adulto.
O único modo possível de evitar a transmissão da dengue é a eliminação do mosquito transmissor.
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.
Os alunos puderam ouvir atentamente a Palestra e se comprometeram a fazer sua parte para eliminar esse terrível monstro!!!!
Obrigada aos Bombeiros por mais esta parceria que tanto nos acrescenta!!!!!
terça-feira, 20 de março de 2012
47 anos de Dedicação e Compromisso!!!
O dia 19 de março de 2012 foi um Dia muito especial na história de nossa Escola.
Fomos presenteados com uma linda festa organizada e realizada pelas turminhas.
Foram homenagens em forma de músicas, acrósticos, teatro de fantoches, paródias...
Mas antes das fotos, conheça um pouquinho de nossa história:
Como surgiu nossa escola?
Bem antes de a escola Dalila Tavares ser construída, morava aqui no bairro um homem trabalhador chamado Gilson de Oliveira, homem pobre, cujo patrimônio maior, como costumava dizer, eram seus quatro filhos saudáveis e travessos.
Nessa época, assim como seus filhos, todas as crianças que aqui moravam estudavam em escola bem distante do bairro. Por este motivo, Gilson tomou uma grande iniciativa em benefício das crianças que aqui habitavam: resolveu bater de porta em porta, pedindo a colaboração dos moradores na doação de material de construção e assim construir nossa escola neste local, que na época era uma praça pública bem rudimentar, à Rua Jornalista Sabino de Lemos, s/nº, Parque Francisco José, Campo Grande, Rio de Janeiro - RJ.
Com a arrecadação do material, os moradores do bairro se reuniram em equipe e fizeram o alicerce da escola, cada um fazia o que sabia e o que podia, sem horário e com muita determinação.
Construído o alicerce, eles puderam contar com a ajuda do governo, que mandou os tijolos, o cimento, as esquadrias e os sanitários. Assim, graças à determinação desse homem e dos voluntários, a nossa escola foi inaugurada em 19/03/1965, no governo de Carlos Lacerda, beneficiando as crianças do bairro com idade entre 6 e 11 anos, priorizando os filhos de todos que ajudaram na construção da escola. Atualmente atendemos à Casa de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos) e ao Primário Carioca (4º e 5º anos).
Agora veja o carinho que toda a equipe preparou para homenagear nossa escola:
1101- Acróstico |
1201--Paródia (Escola de dedicação) com a música Meteoro da Paixão |
Alegria contagiante de toda equipe |
Mini Teatro com a Coordenadora Marcicleide e a Diretora Cláudia |
4º e 5º anos presentearam também |
3º e 4º anos juntamente com Adjunta Rosane agradecendo os presentes recebidos |
1102 Música ( Escolão Mágico ) |
1302- Fantoches contando a história de nossa escola |
Teatro com dublagem |
1202- Paródia |
Parabéns animadíssimo com a tia Cris |
Parabéns, Dalila!!!
Que nossa dedicação e compromisso possam ser refletidos em cada criança que passa por aqui!!!!
terça-feira, 6 de março de 2012
"Ei você aí, espie um pouquinho aqui !"
O Carnaval é a festa popular mais animada e representativa do Rio.
Em nossa Escola, além do bailinho animado, o Carnaval foi o tema de atividades de leitura, escrita, criatividade...
Os professores de Artes, Inglês, Educação Física e Sala de Leitura desenvolveram também atividades no pátio com as crianças inspirados em baildinhos de carnaval, como: Decoração, coreografias, danças, desfile de fantasias, concurso de passistas...
O bailinho de Carnaval que acontece aqui faz a alegria de alunos, professores e funcionários.
Que Show foram as bolinhas de sabão na hora do baile!
Tio Cleverson ( Inglês ) foi demais!!! Até música em inglês a Escola cantou...
"Delicious, delicious
This way you're gonna kill me
Oh, if I catch you
Oh, my God if I catch you..."
Delícia é fazer parte de uma Escola assim...
Parabéns Dalila!!!
Assinar:
Postagens (Atom)